Gafes do Intercom: Rixa ou pura desorganização?

por Diana Gonzalez

Ora, ora, o nosso querido congresso mal começou e já nos deparamos com as primeiras gafes deste evento. Faltando uns quinze minutos para o início do pré-congresso do Intercom (na manhã de terça-feira, dia 29), tema: BRASIL-ARGENTINA – I Colóquio Binacional de Ciências da Comunicação, os caros organizadores que estavam sentados na primeira fileira perceberam que havia algo de errado com a bandeira dos nossos saudosos hermanos argentinos.

O problema? Ela não era a Bandeira da Argentina. Trocaram-na pela do Uruguai!!! Ai,ai,ai.

Discretamente, retiraram-na logo dali. “Esconde, esconde. Coloca embaixo da mesa”, disse um dos organizadores.Em tempo, conseguiram providenciar outra bandeira. Esta, agora sim, da Argentina. Desfizeram o engano, sem que os participantes percebessem o pequeno deslize (ou melhor, quase todos não perceberam).

Tudo a postos, eis que, durante o colóquio, uma mulher se levanta e diz: “Pero no me llamaram para participar”. Sí, si, amigos, mais uma vez boicotaram nuestros hermanos. Esqueceram de chamar uma integrante para compor a mesa. E, por azar, ou, sorte, ela era argentina.

Atrás dos palestrantes, estavam as bandeiras do estado de São Paulo, Brasil, Argentina e Unimonte. De repente, uma dessas começa a escorregar, escorregar. Acho que eu nem preciso falar qual das quatro foi a que caiu…

Sí, si, chicos!

Estava já concluindo que esta seria mais uma prova da rixa Brasil e Argentina se não fosse a camiseta do congresso estampar nas costas “brasil”. Isso mesmo, o nome do nosso país com letra minúscula. Lembro claramente da minha primeira professora do primário dizendo: nome de país, estado ou cidade deve ter a inicial grafada com letra maiúscula. Por mais que a intenção fosse a estética visual, conceito publicitário, ou sei lá o que, a idéia não colou. O que sobressaiu e de fato fica gritante aos olhos é o brasil com letra minúscula.

Com isso fico na incógnita se foi mais uma mostra da tão famosa rivalidade entre Brasil (com B maiúsculo) e Argentina, ou, uma leve distração dos organizadores.

Ainda bem que são todos comunicólogos… aff!!!

Anúncios

3 Respostas to “Gafes do Intercom: Rixa ou pura desorganização?”

  1. carlos gustavo yoda Says:

    achei legal as sacadas da gafe. Como é que os caras organizam um colóquio Brasil-Argentina e colocam a bandeira do Uruguai? Isso já deixa uma baita impressão de deslocamento da produção do evento com o debate conceitual desse pré-congresso. Mas caminhando ao que interessa: sem cair na discussão de um discurso de identidade latinoamericana no sentido que poderia contradizer o debate sobre diversidade cultural, entendo que o colóquio deve oferecer um espaço de reconhecimento e identificação de questões e problemas científicos, sociais, comunicacionais e culturais comuns entre os dois países. Que se reflete claramente na cagada (será que posso escrever cagada?) do cerimonial em desconhecer a bandeira de nuestros hermanos. Se somos irmãos, por quê, então, não nos conhecemos? Talvez em uma reportagem mais profunda, seja possível estabelecer toda essa ligação entre a gafe, o debate do colóquio, com os problemas gerados pela hegemonia econômica dos aparelhos ideológicos da indústria cultural dos Estados Unidos sobre o pensamento e o imaginário dos que vivem nos grandes centros da América Latina.. Mas o que esses caras discutiram, quem mais estava por lá? abreijos, yoda..

  2. José "Cecito" Barbosa Says:

    Se fosse na copa do mundo aqui no Brasil, ia ser lind hatearem a bandeira do Uruguai no lugar da bandeira Argentina, mas não era………. mas, contudo, porém, todavia.. eui acredito que esta não seja a nuance a ser levada em consideração, mas que é uma p……. mancada………!

  3. Commons: Quebra de monopólios e o retorno da cultura hacker « altcom Says:

    […] todo grande evento em bons e maus momentos. A “gafe” trazida a público pela repórter Diana Gonzales, uma troca de bandeiras, poderia estremecer a relação com nossos hermanos argentinos, contudo os […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: